top of page

3 Razões Para Não Contratar um Coach e 5 Para Contratar

Atualizado: 28 de nov. de 2019

Coaching é o novo “queridinho” dos líderes por uma boa razão: obtém resultados. O fator determinante para conseguir os resultados em coaching é saber a sua razão para contratar um coach, em primeiro lugar. Nesse texto relacionei 3 razões para não contratar um Coach e 5 pelas quais você deveria contratar um.


Talvez você tenha pensado em contratar um Coach, mas não tem certeza de que vale a pena seu tempo e dinheiro. Encontrar um Coach qualificado é importante. Um que é bem treinado em coaching especializado e que tornam o processo tão proveitoso. Procure alguém treinado por meio de um programa aprovado pela International Coach Federation (ICF). O ICF define o padrão global para um treinamento eficaz. Eu, Vanessa Cioffi, fiz 4 formações credenciadas e certificadas pelo ICF.


No entanto, ainda mais importante do que o Coach é você. Você precisa estar pronto!!! Como você pode saber se está pronto para o processo de coaching? Dê uma olhada nas seguintes razões e veja onde você se encaixa.


3 Razões para Não Contratar um Coach


  1. Você quer que outra pessoa mude. O processo de coaching é ajustado para ajudá-lo a obter uma nova consciência sobre sua situação, formular os próximos passos e apoiá-lo ao agir. Basicamente, o coaching ajuda você a mudar seu pensamento, mudar seus planos e mudar suas ações. Se você quiser que outras pessoas mudem, contrate um treinador para elas.

  2. Você quer soluções prontas. Se você está procurando um especialista para lhe oferecer soluções, contrate um consultor. Os coaches se esforçam para capacitá-lo a criar suas próprias soluções personalizadas de maneira que você se desenvolva pessoalmente e como líder durante o processo.

  3. Você quer que alguém mais implemente. Treinadores não são contratados que farão o trabalho por você. Um coach profissional ajudará você a descobrir sua estratégia e os próximos passos, mas não os fará por você. Contratar alguém para implementar poderia ser parte da solução, mas encontrar um contratante, não um treinador, para isso.

Dê uma olhada honesta em si mesmo e, se uma das razões acima se encaixar em você, procure ajuda em outro lugar. Um Coach não seria a melhor escolha.


"Saber quando contratar um Coach e quando não deve, é tão importante quanto encontrar o Coach certo."

5 Razões para Contratar um Coach


  1. Você está preso. Eu fiquei presa várias vezes, tanto pessoalmente quanto organizacionalmente. A maneira de me libertar geralmente envolvia novas maneiras de pensar. Quando mudei minhas suposições ou minhas crenças sobre o que é possível, tudo mudou. Ou quando eu fui clara sobre o que eu realmente queria, todo um novo caminho se abriu. Eu não poderia ter feito isso sozinho? Certo. Mas não o tempo todo, então eu tive um Coach.

  2. Você está pronto para passar para o próximo estágio da sua vida. Foi tão longe quanto você conseguiria ir sozinho, porque é uma pessoa inteligente e capaz. Muitas vezes meus clientes de coaching querem que eu os ajude a fazer mais. Ao invés disso, eu os ajudo a fazer diferente. Pense em novas maneiras, a partir de novas perspectivas. Isso é o que leva ao próximo estágio. Por conta própria, você pode adicionar crescimento. Com ótimo treinamento, você poderá crescer exponencialmente.

  3. Você trabalha sozinho. Conhece a frase: "O topo é solitário"? A liderança traz isolamento. Muitos líderes trabalham sozinhos, embora haja muitas pessoas ao seu redor. Não é possível compartilhar tudo com aqueles com quem trabalha. Os coaches fornecem um processo especializado para ajudar você a pensar profundamente em um ambiente confidencial que vai muito além do que você receberá de um amigo.

  4. Você é o problema. A maioria das vezes nos deparamos com situações em que o cliente é quem limita o crescimento pela sua mentalidade. Meu pensamento limitado limitou nosso crescimento. Eu vejo isso o tempo todo em programas de desafio de negócios na televisão, como “Shark Tank”e “O Aprendiz”, por exemplo. É o pensamento limitado, o mal comportamento ou a falta de vontade do dono do negócio em mudar, que impedem o crescimento. Coaches podem ajudá-lo a resolver tudo isso. Eles vão apoiá-lo e desafiá-lo.

  5. Você está fazendo uma transição. Seja no trabalho ou em casa, as transições são, por definição, cheias de incógnitas. Esses períodos de tempo são carregados de risco. Transições são críticas para acertar. Aprender com os erros pode ser útil, mas identificar um problema e lidar com ele antes que se torne um erro é muito melhor. Um Coach está equipado para ajudá-lo a percorrer a ambiguidade das transições.


O coaching é um poderoso processo relacional para resolver problemas e conquistar objetivos. Mas o coaching não é um “faz tudo”, por essa razão é tão importante saber quando deve contratar um Coach e quando não deve. Saber quando é tão importante ou mais importante do que encontrar o Coach certo. É a mesma coisa que saber o caminho te conduzirá a chegar no lugar certo e não a velocidade.



65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page