top of page

O que é um introvertido e como você sabe se é um

Atualizado: 23 de jul. de 2020

Quando se trata da palavra "introvertido", é seguro dizer que o mundo nem sempre a vê como algo positivo. Os introvertidos são geralmente classificados como tímidos e introspectivos de pessoas que se saem mal na vida e nos negócios devido à sua incapacidade de estar perto das pessoas. Isso não poderia estar mais longe da verdade.

Este guia ajudará a esclarecer perguntas como: o que é um introvertido? Como saber se é um? Também compartilharei algumas perguntas comuns, bem como algumas de minhas dicas favoritas sobre como “abraçar” sua introversão e ter uma vida melhor.

“Quando você subestima o que faz, o mundo subestima quem você é.” – Oprah Winfrey

O que é um introvertido?

Uma das definições do dicionário Houaiss da Língua Portuguesa diz que um introvertido é "arisco, banzo, caladão, encafifado, fechado, reservado, retraído, trancado”. Vamos redefinir isso para os padrões psicológicos e cerebrais desenvolvidos ao longo de muitos anos e que representam o que realmente é um introvertido.

Um introvertido é alguém que gosta de passar um tempo sozinho, sem estímulos ou distrações indesejadas, para se recarregar. Ao contrário da crença popular, nem todos os introvertidos são tímidos.

De fato, introvertidos e pessoas altamente sensíveis são um tipo variado de pessoas, mas chegaremos a isso daqui a pouco.

Qual é a diferença entre um introvertido e um extrovertido?

Há um equívoco de que ser introvertido significa que você é tímido, antissocial e luta para conseguir ficar perto de pessoas.

Ser introvertido significa que sua energia é drenada quando você está perto de outras pessoas e recarregada quando está sozinho. Isso não significa que introvertidos não são sociais, lutam para estar perto de outras pessoas ou não podem fazer coisas que extrovertidos fazem. Significa apenas que precisa de uma pausa de vez em quando.


Portanto, ser extrovertido é o oposto e significa que ganha energia por estar perto de outras pessoas. A maneira mais simples de dizer se seu perfil é introvertido ou extrovertido é pensar em como se sente depois de estar em situações sociais com muitas pessoas. Você se sente animado ou cansado?

Quais são algumas características introvertidas comuns?

Os introvertidos são pessoas amplas e diversas, mas se você se inclina para a introversão, pode reconhecer algumas dessas características de personalidade:

  • Gosta de ficar sozinho (e não que é solitário);

  • Estar perto dos outros drena sua energia;

  • Excesso de estímulos deixa você estressado (altamente sensível);

  • É um bom ouvinte;

  • É muito consciente;

  • Se perde em seus próprios pensamentos (dá aquelas “viajadas” constantemente);

  • É muito observador.

E algumas características engraçadas também são:

  • Você seleciona as chamadas telefônicas que quer atender, mesmo de amigos;

  • Você é chamado de 'alma velha' desde tenra idade;

  • Você está constantemente falando consigo mesmo em sua mente (altos papos!)

  • Você odeia conversa fiada.


“O e-mail é muito mais conveniente que o telefone. No que me diz respeito, eu jogaria meu telefone fora se pudesse escapar com ele.” – Tom Hanks

Como saber se é introvertido?

Os introvertidos geralmente crescem comparando-se aos extrovertidos em suas vidas e, como resultado, acabam sentindo que há algo errado com eles porque não se encaixam. O fato é que introvertidos e extrovertidos são conectados de maneira diferente, o que não é ruim de jeito nenhum.



Você pode ter uma pista de algumas das características mencionadas acima, mas para determinar se realmente é introvertido ou não, a melhor coisa a fazer é fazer um teste.

O teste de personalidade que recomendo é o MBTI® Oficial e não os gratuitos de internet. Por quê? O MBTI® tem 80 anos de aplicação com resultados de assertividade próximo a 100% e base analítica confiável. As questões são dicotômicas para eliminar falsos negativos. E você faz 1X na vida e não precisa fazer mais, pois é um teste que mostra seu perfil psicológico, que é inato, e não comportamental, que altera com o tempo.


Eu acompanho os testes gratuitos para ver se algum se mostra mais confiável e eu possa utilizá-lo também com meus clientes, mas os resultados sempre mudam e o perigo disso é a influência negativa sobre a pessoa que fez.

Os diferentes tipos de introvertidos


Se você fizer o teste saberá que não é tão simples definir se é introvertido ou extrovertido. Ambos têm uma grande variedade de fatores que determinam as características de sua personalidade e nos fazem ser únicos e autênticos. Se considerarmos os 16 tipos de personalidades, que é o indicador Myers-Briggs desenvolvido com base nos Tipos de Personalidade de Carl Jung, poderá ver os 8 diferentes tipos de introvertidos:

  • ISFJ – O Defensor: Protetores muito dedicados e acolhedores, sempre prontos para defender seus entes queridos.

  • ISTJ – O Logístico: Práticos e preocupados com fatos, cuja confiabilidade não pode ser duvidada.

  • ISFP – O Aventureiro: Artistas flexíveis e charmosos, sempre prontos para explorar e experimentar algo novo.

  • ISTP – O Virtuoso: Experimentadores ousados ​​e práticos, mestres de todos os tipos de ferramentas.

  • INFJ – O Advogado: Idealistas calmos e místicos, mas muito inspiradores e incansáveis.

  • INTJ – O Arquiteto: Pensadores imaginativos e estratégicos, com um plano para tudo.

  • INFP – O Mediador: Pessoas poéticas, gentis e altruístas, sempre dispostas a ajudar uma boa causa.

  • INTP – O Lógico: Inventores inovadores com uma sede insaciável de conhecimento.

Já fez o teste? Deixe seu resultado nos comentários e se tem alguma dúvida que vou esclarecer.

Perguntas comuns sobre introversão

Ser introvertido levanta algumas questões interessantes. Como um tipo de pessoa geralmente mais silenciosa, os introvertidos podem parecer misteriosos e difíceis de avaliar. Por esse motivo, algumas das perguntas abaixo são bastante comuns.

1. Você pode ser social como introvertido?

É um equívoco comum que os introvertidos preferem ficar sozinhos. Claro que os introvertidos recuam para recarregar as baterias, mas isso não significa que vivam uma vida de solidão.

Os introvertidos também não são, necessariamente, tímidos, calados e retraídos. Dependendo do indivíduo, os introvertidos podem ser ativos e sociais em seus círculos. A única coisa que os diferencia de um extrovertido social é que eles precisarão de tempo para recarregar sua energia após situações sociais.

É fato que os introvertidos tendem a desejar uma conexão mais genuína e profunda com as pessoas e fazer essa conexão properar. Quando a interação social envolve conversas superficiais é quando os introvertidos tendem a recuar e perder o interesse.

2. Um introvertido pode se tornar um extrovertido?

Normalmente, quando essa pergunta é feita se refere a um introvertido que é menos tímido, mais social e mais falante. Como afirmado anteriormente, ser introvertido significa simplesmente que sua energia é drenada quando se aproxima pessoas ou situações estimulantes.

Não há razão para que um introvertido não possa prosperar em um ambiente social e se tornar uma pessoa mais confiante. As crenças limitantes provavelmente são a causa desses pensamentos.

“Toda a minha vida tudo que ouvi foi: Tanya é tão tímida, Tanya é tão quieta, Tanya é tão inteligente. Pensando bem agora, não sei se alguma dessas coisas era verdade ou se fiquei tímida, quieta e inteligente, porque todo mundo dizia que eu era.” – Tanya Byrne

3. Os introvertidos podem se sair bem nos negócios?

Os introvertidos têm a capacidade de prosperar no mundo dos negócios, especialmente se entenderem suas tendências introvertidas e trabalharem com elas ao invés de ir contra elas.

Os introvertidos tendem a ter papéis que lhes permitem trabalhar em casa ou sozinhos com maestria. Trabalhos remotos e como freelancer, geralmente, proporcionam aos introvertidos o tempo que precisam para prosperar. Isso não quer dizer que os introvertidos não possam aproveitar a vida no local de trabalho, mas, desde que um equilíbrio seja criado, os introvertidos podem prosperar em qualquer situação desde que seja altamente estimulante para eles.

Por curiosidade, abaixo algumas das pessoas de negócios mais bem-sucedidas e que são introvertidas:

  • Oprah Winfrey

  • Steven Spielberg

  • Mark Zuckerberg

  • Marissa Mayer

  • JK Rowling

  • Elon Musk

  • Bill Gates

“Metas alcançáveis são o primeiro passo para o auto aperfeiçoamento. Não se compare com ninguém neste mundo. Se você fizer isso, estará se insultando.” – Bill Gates

Algumas dicas para introvertidos

Para um introvertido, se encaixar em um mundo extrovertido pode ser um desafio. Portanto, as dicas a seguir são algumas que lhe darão um impulso em sua jornada introvertida.


1. Utilize sua autoconsciência

Ser autoconsciente significa que você tem uma vantagem quando se trata de se entender. Use esse instinto natural e descubra em que direção você quer levar sua vida, seus valores e necessidades. Então vá em frente.

“Mantenha-se fiel à sua própria natureza. Se você gosta de fazer as coisas de maneira lenta e constante, não deixe que outras pessoas façam você se sentir como se tivesse que correr. Se você gosta de profundidade, não se force a buscar amplitude.” – Susan Cain

2. Ame sua introversão

Sua introversão trará a você alguns desafios, mas também permitirá que você chegue à frente se a usar corretamente. Dê uma olhada no resultado do teste de personalidade e veja todos os traços positivos de personalidade que você tem, então comece a usá-los para impulsionar sua vida facilmente. Pare de lutar contra sua introversão e comece a abraçá-la.

Utilizo o teste MBTI® em todos os meus processos de coaching, pois fornece um grande autoconhecimento e também ajuda a analisar suas preferências versus o que deseja para sua vida, assim possibilitando definir as habilidades e competências necessárias a serem desenvolvidas no plano individual.

3. Saiba o que o estimula demais

Agora sabemos que os introvertidos podem ficar super estimulados e precisam ficar sozinhos para recarregar as baterias, mas, dependendo do introvertido, essas situações podem variar. Comece a perceber e acompanhar quando você está com quedas de energia para poder gerenciá-la.

Se você precisar participar de muitos eventos ou conferências, aloque algum tempo sozinho enquanto estiver lá para recarregar, separando seu dia em “blocos” com descansos nos intervalos. Tem um trabalho exigente que exige muitas reuniões? Certifique-se de fazer uma pausa ou conversar com um gerente para pedir alguns intervalos, assim toda a equipe se beneficiará.

4. Simplifique sua vida

Não há nada pior do que um introvertido esgotado e super estimulado. Certifique-se de que o que você diz sim, as tarefas que adicionou à sua lista de e o caminho que deseja seguir na vida sejam o mais simples possível. Simples não é sinônimo de não ser ambicioso! Simples é que para sua personalidade não seja desgastante.

Tente-se se você tem muito o que fazer, está acontecendo coisas demais e/ou está constantemente no modo ocupado, pois é quando os introvertidos fracassam.

Reduza a lista de tarefas, analise se você está vivendo uma vida que não é benéfica para seu tipo e tente superar o perfeccionismo para viver uma vida mais tranquila, produtiva e livre de estresse desnecessário.


“Sou introvertida... adoro estar sozinha, adoro estar ao ar livre, adoro dar uma longa caminhada com meus cachorros e olhar para as árvores, para as flores e para o céu.” – Audrey Hepburn

Escrevi esse rápido guia sobre o que realmente significa ser um introvertido. Eu adoraria saber, você é um introvertido ou extrovertido? O que você mais ama no seu perfil? Deixe sua resposta nos comentários.


Quer conhecer mais sobre Perfil Comportamental? Clique aqui.


Siga Vanessa Cioffi no LinkedIn e Pinterest

_________


Vanessa Cioffi

Sou especialista em análise comportamental, planejamento e transição de carreira. Meu objetivo é ajudar pessoas a identificarem suas competências e habilidades e atingirem a totalidade de seu potencial para serem realizadas em suas carreiras e vidas. Nas horas vagas sou aprendiz de escritora, fotógrafa e viajante compulsiva.

505 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page