O que é um introvertido e como você sabe se é um

Atualizado: 23 de Jul de 2020

Quando se trata da palavra "introvertido", é seguro dizer que o mundo nem sempre a vê como algo positivo. Os introvertidos são geralmente classificados como tímidos e introspectivos de pessoas que se saem mal na vida e nos negócios devido à sua incapacidade de estar perto das pessoas. Isso não poderia estar mais longe da verdade.

Este guia ajudará a esclarecer perguntas como: o que é um introvertido? Como saber se é um? Também compartilharei algumas perguntas comuns, bem como algumas de minhas dicas favoritas sobre como “abraçar” sua introversão e ter uma vida melhor.

“Quando você subestima o que faz, o mundo subestima quem você é.” – Oprah Winfrey

O que é um introvertido?

Uma das definições do dicionário Houaiss da Língua Portuguesa diz que um introvertido é "arisco, banzo, caladão, encafifado, fechado, reservado, retraído, trancado”. Vamos redefinir isso para os padrões psicológicos e cerebrais desenvolvidos ao longo de muitos anos e que representam o que realmente é um introvertido.

Um introvertido é alguém que gosta de passar um tempo sozinho, sem estímulos ou distrações indesejadas, para se recarregar. Ao contrário da crença popular, nem todos os introvertidos são tímidos.

De fato, introvertidos e pessoas altamente sensíveis são um tipo variado de pessoas, mas chegaremos a isso daqui a pouco.

Qual é a diferença entre um introvertido e um extrovertido?

Há um equívoco de que ser introvertido significa que você é tímido, antissocial e luta para conseguir ficar perto de pessoas.

Ser introvertido significa que sua energia é drenada quando você está perto de outras pessoas e recarregada quando está sozinho. Isso não significa que introvertidos não são sociais, lutam para estar perto de outras pessoas ou não podem fazer coisas que extrovertidos fazem. Significa apenas que precisa de uma pausa de vez em quando.


Portanto, ser extrovertido é o oposto e significa que ganha energia por estar perto de outras pessoas. A maneira mais simples de dizer se seu perfil é introvertido ou extrovertido é pensar em como se sente depois de estar em situações sociais com muitas pessoas. Você se sente animado ou cansado?

Quais são algumas características introvertidas comuns?

Os introvertidos são pessoas amplas e diversas, mas se você se inclina para a introversão, pode reconhecer algumas dessas características de personalidade:

  • Gosta de ficar sozinho (e não que é solitário);

  • Estar perto dos outros drena sua energia;

  • Excesso de estímulos deixa você estressado (altamente sensível);

  • É um bom ouvinte;

  • É muito consciente;

  • Se perde em seus próprios pensamentos (dá aquelas “viajadas” constantemente);

  • É muito observador.

E algumas características engraçadas também são:

  • Você seleciona as chamadas telefônicas que quer atender, mesmo de amigos;

  • Você é chamado de 'alma velha' desde tenra idade;

  • Você está constantemente falando consigo mesmo em sua mente (altos papos!)

  • Você odeia conversa fiada.

“O e-mail é muito mais conveniente que o telefone. No que me diz respeito, eu jogaria meu telefone fora se pudesse escapar com ele.” – Tom Hanks

Como saber se é introvertido?

Os introvertidos geralmente crescem comparando-se aos extrovertidos em suas vidas e, como resultado, acabam sentindo que há algo errado com eles porque não se encaixam. O fato é que introvertidos e extrovertidos são conectados de maneira diferente, o que não é ruim de jeito nenhum.


Leia Mais: Introvertidos num Mundo Extrovertido


Você pode ter uma pista de algumas das características mencionadas acima, mas para determinar se realmente é introvertido ou não, a melhor coisa a fazer é fazer um teste.

O teste de personalidade que recomendo é o MBTI® Oficial e não os gratuitos de internet. Por quê? O MBTI® tem 80 anos de aplicação com resultados de assertividade próximo a 100% e base analítica confiável. As questões são dicotômicas para eliminar falsos negativos. E você faz 1X na vida e não precisa fazer mais, pois é um teste que mostra seu perfil psicológico, que é inato, e não comportamental, que altera com o tempo.


Saiba mais sobre MBTI® clicando aqui

Eu acompanho os testes gratuitos para ver se algum se mostra mais confiável e eu possa utilizá-lo também com meus clientes, mas os resultados sempre mudam e o perigo disso é a influência negativa sobre a pessoa que fez.

Os diferentes tipos de introvertidos


Se você fizer o teste saberá que não é tão simples definir se é introvertido ou extrovertido. Ambos têm uma grande variedade de fatores que determinam as características de sua personalidade e nos fazem ser únicos e autênticos. Se considerarmos os 16 tipos de personalidades, que é o indicador Myers-Briggs desenvolvido com base nos Tipos de Personalidade de Carl Jung, poderá ver os 8 diferentes tipos de introvertidos:

  • ISFJ – O Defensor: Protetores muito dedicados e acolhedores, sempre prontos para defender seus entes queridos.

  • ISTJ – O Logístico: Práticos e preocupados com fatos, cuja confiabilidade não pode ser duvidada.

  • ISFP – O Aventureiro: Artistas flexíveis e charmosos, sempre prontos para explorar e experimentar algo novo.

  • ISTP – O Virtuoso: Experimentadores ousados ​​e práticos, mestres de todos os tipos de ferramentas.

  • INFJ – O Advogado: Idealistas calmos e místicos, mas muito inspiradores e incansáveis.

  • INTJ – O Arquiteto: Pensadores imaginativos e estratégicos, com um plano para tudo.

  • INFP – O Mediador: Pessoas poéticas, gentis e altruístas, sempre dispostas a ajudar uma boa causa.

  • INTP – O Lógico: Inventores inovadores com uma sede insaciável de conhecimento.

Já fez o teste? Deixe seu resultado nos comentários e se tem alguma dúvida que vou esclarecer.

Perguntas comuns sobre introversão

Ser introvertido levanta algumas questões interessantes. Como um tipo de pessoa geralmente mais silenciosa, os introvertidos podem parecer misteriosos e difíceis de avaliar. Por esse motivo, algumas das perguntas abaixo são bastante comuns.

1. Você pode ser social como introvertido?

É um equívoco comum que os introvertidos preferem ficar sozinhos. Claro que os introvertidos recuam para recarregar as baterias, mas isso não significa que vivam uma vida de solidão.