Introvertido versus Extrovertido: O que Significa e Por Que Importa

Ser introvertido ou extrovertido é muito mais do que o rótulo de ser "tímido" ou "falante" e esse é um dos motivos para entender por que essa parte da sua personalidade é tão importante.



Entender extroversão e introversão pode ser útil para navegar por uma variedade de relacionamentos.


Não é segredo que aprender mais sobre sua personalidade é uma ferramenta poderosa. Para começar, os testes de personalidade podem ajudá-lo a ter mais consciência de si e a navegar em relacionamentos importantes em sua vida.


Um fator que está no centro de muitas avaliações de personalidade é se você é introvertido ou extrovertido. Você provavelmente tem uma inclinação sobre onde se encontra no espectro, mas como pode ter certeza?


Acontece que a pergunta extrovertida versus introvertida é bastante complexa. Abrange muito mais do que simplesmente ser considerado mais quieto ou falador. E como entender introversão versus extroversão pode ajudá-lo a entender melhor a si e aos outros.


Qual é a diferença entre um extrovertido e um introvertido?


A principal diferença está em como as pessoas se relacionam consigo mesmas e com o mundo a sua volta. Outros fatores são em como preferem gastar seu tempo e repor sua energia.


Abaixo relacionei alguns pontos que se destacam em cada tipo de personalidade:


Você pode ser um introvertido se...

  • Gosta de passar um tempo sozinho;

  • Prefere um tempo de qualidade com uma ou duas pessoas ao invés de passar um tempo com grupos maiores;

  • Precisa de tempo sozinho para descansar e recarregar as baterias após um dia de trabalho ou atividades;

  • Pode se perder facilmente em seus pensamentos e precisa de tempo para processar e pensar na maioria das coisas.

Você pode ser extrovertido se...

  • Prefere gastar seu tempo com outras pessoas e não gosta de ficar sozinho;

  • Gosta de multidões, festas e outras reuniões com muitas pessoas novas;

  • Precisa de tempo com outras pessoas para ajudá-lo a recarregar;

  • Você é falante e gosta de ser o centro das atenções.


Normalmente, os introvertidos tendem a desfrutar de mais tempo para si mesmos, estão muito conscientes de seus pensamentos internos e se recarregam mais na solidão. Os extrovertidos podem ser exatamente o oposto. Os extrovertidos costumam ser mais falantes e adoram estar perto de outras pessoas. É isso que realmente os preenche.


Preste atenção em como se sente após um período de socialização para te ajudar a decifrar se é mais introvertido ou extrovertido.


“Os introvertidos ouvem mais do que falam, pensam antes de falar e costumam se sentir melhor por escrito do que por conversa. Eles tendem a não gostar de conflitos. Muitos têm horror a conversas rasas e gostam de discussões profundas.” - Susan Cain

Conseguir reconhecer se outras pessoas são introvertidas ou extrovertidas pode ajudar seus relacionamentos


Então agora que você sabe se é mais introvertido ou extrovertido, consegue identificar as outras pessoas em sua vida? Descobrir se seus amigos, familiares e colegas de trabalho são introvertidos ou extrovertidos pode ajudar seus relacionamentos.


Consciência e informação são fundamentais para criar mudanças significativas e alimentar decisões poderosas e isso vale para todos os tipos de relacionamentos. Quando sentimos que entendemos melhor de onde alguém vem ou como eles experimentam o mundo, pode ser mais fácil simpatizar, se relacionar e se comunicar de modo mais eficaz.


Essa dica não se aplica apenas a seus amigos, parceiros românticos ou familiares. Entender se alguém tem uma personalidade mais introvertida ou extrovertida também pode ser útil nos relacionamentos profissionais. O desenvolvimento de um senso de entendimento com os colegas de trabalho e suas personalidades é útil em situações como dar e receber feedback, criar um melhor ambiente de trabalho e enfrentar desafios.


Por exemplo, um introvertido se sente muito desconfortável quando se sente exposto e se torna o centro das atenções, enquanto o extrovertido adora. Então, mesmo para situações de reconhecimento e premiações, se um introvertido for colocado no palco, normalmente, ele só conseguirá pensar no momento em que aquilo vai terminar e vão parar de olhar para ele.


Você pode ser introvertido e extrovertido?


Você não é um “rótulo”. A introversão e extroversão são preferências inatas, ou seja, você nasceu assim e prefere um dos lados, mas pode (e deve) desenvolver e aprimorar comportamentos, habilidades e atitudes que te ajudarão a migrar entre os dois lados no decorrer da vida.


Por exemplo, se você é extrovertido-introvertido, pode sentir que é mais introvertido na natureza, mas nem sempre prefere ficar sozinho ou em pequenos grupos, e pode sentir-se energizado quando está por perto multidão no momento certo.


Eu sou uma pessoa introvertida e gosto muito, mas quem me conhece acha que sou extrovertida porque falo bastante e sou uma ótima comunicadora. Sempre foi assim? De jeito nenhum! Quando eu tinha 8 anos minha tia pediu para eu ser “dama de honra” no casamento dela. Ao chegar na Igreja e ver a quantidade de pessoas eu me escondi atrás da minha mãe e me neguei a entrar.


Se fosse hoje entraria até dançando. Deixei de ser introvertida? Em hipótese alguma, apenas consegui me desenvolver. Porém continuo preferindo passar a noite lendo ou assistindo filmes e seriados do que ter que sair de casa.



Como entender melhor a introversão e a extroversão pode melhorar sua vida


Embora todo mundo seja diferente, trabalhar na compreensão das diferenças entre tendências introvertidas e extrovertidas pode ser uma ferramenta útil para entender melhor a si mesmo e aos outros ao seu redor. Quanto mais conhecemos sobre nós mesmos, o que nos faz funcionar e como podemos cuidar de nós, sempre melhorará a qualidade de vida e a felicidade geral.


Ter mais autoconsciência pode ajudar quando as coisas acontecem e não estão indo tão bem na sua vida. Conhecer nossas tendências e como agimos nas mais variadas situações nos ajuda a redirecionar nossas ações e conquistar nossos objetivos. O mesmo vale para quando surgem conflitos nos relacionamentos.


Leia também: "Você não é. Você escolhe ser!"


Se você sabe que sua melhor amiga é introvertida, provavelmente vai preferir ficar em casa ao invés de ir a um bar lotado e barulhento e, ao invés disso, sugira uma noite de cinema e vinho em casa com você. Tão eu! Se ela for é porque você é muito importante para ela e quer te ver feliz.


Ter esse conhecimento pode ajudá-lo a evitar encarar como rejeição, pois você sabe que não é sobre você, mas mais sobre o que esse amigo precisa para se sentir melhor. A maneira mais assertiva de saber se você é um introvertido ou extrovertido é fazendo o teste do MBTI (Myers-Briggs Type Indicator), que é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e te mostrará seu perfil psicológico completo.


Conseguiu se identificar como Introvertido ou Extrovertido?


Siga Vanessa Cioffi no LinkedIn, Instagram e Pinterest

_________


Vanessa Cioffi

Sou especialista em planejamento e transição de carreira. Meu objetivo é ajudar pessoas a identificarem suas competências e habilidades e atingirem a totalidade de seu potencial para serem realizadas em suas carreiras e vidas. Nas horas vagas sou aprendiz de escritora, fotógrafa e viajante compulsiva.



111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo