Diversidade é a Chave para Formar Times Poderosos

Atualizado: 25 de jun. de 2020

Diversidade é ter um lugar na mesa, inclusão é ter uma voz, enquanto pertencer é ter sua voz ouvida.

Sempre que ouvimos falar sobre diversidade vem à nossa mente questões de gênero, etnias, culturais e outras que os olhos conseguem ver, mas existem as questões que os olhos não vêem.

di.ver.si.da.de [substantivo] muitos corações, uma comunidade

Já reparou que quando uma pessoa ingressa numa empresa ela costuma se destacar dos demais pelo modo de falar, se vestir, se portar, mas após alguns meses parece ser mais um no meio de tantos?

Recentemente essa “padronização” se tornou até matéria de capa da Revista Veja em que fala sobre os “Faria Limers” (me fizeram lembrar os Smurfs), que são pessoas que usam o mesmo “dress code”, corte e cor de cabelo devidamente lisos e impecáveis. Frequentam a mesma academia que custa 1,2 mil por mês, bordam monogramas no peito das camisas, vestem roupas das mesmas grifes caríssimas e, se quer fazer parte desse “seleto” grupo, é necessário se enquadrar e se endividar, em muitos casos.


Será que isso é realmente saudável?

Recordo quando, após quase 1 ano que me demiti da vida CLT, combinei de almoçar com amigas num restaurante em Pinheiros, justamente próximo ao “condado” dos “Faria Limers”. Raramente passava por esses locais em horários de pico e, nesse dia, parei o carro na faixa de pedestres e comecei a reparar nas pessoas que atravessavam. Fiquei tão impressionada que quando encontrei minhas amigas eu disse: “Clonaram as pessoas!” e claro que elas caíram na gargalhada.

“Existe uma história por trás de cada pessoa. Existe uma razão para elas serem do jeito que elas são. Pense sobre isso e respeite todos pelo que eles são.”

Além do que projetamos no nosso exterior existem nossas preferências e aptidões internas e inatas, que acabam sendo negligenciadas e esquecidas. O ideal seria ajustar as aptidões naturais dos indivíduos ao trabalho que melhor corresponda.


Colocar pinos redondos em orifícios redondos e não em quadrados até criança aprende que não cabe. Quando os pinos redondos são forçados a buracos quadrados, pode até entrar, mas não vai encaixar perfeitamente. Faltará ou sobrará espaço e vai dar problema. Se só uma pessoa em uma equipe tiver essa incompatibilidade é capaz de arruinar o desempenho de toda a equipe.


Assim como um atleta profissional possui um talento físico reconhecido ou uma aptidão natural para alguma área do desempenho físico, o indivíduo também possui aptidões e talentos naturais inerentes ao seu tipo de personalidade específico. Quando essas aptidões naturais não são reconhecidas e empregadas no trabalho da pessoa, ela experimentará perda de interesse e começará a desviar as energias criativas em outras direções.


Por isso é crucial que cada membro da equipe faça tarefas para as quais eles possuem:


· uma aptidão natural;

· uma ótima chance de brilhar, mostrando seu talento.

Como explorar o potencial total de uma pessoa


Uma empresa é composta de pessoas. Quando apenas 20% estão totalmente engajadas, a maior parte do potencial permanece inexplorada. Revelar esse potencial se torna uma questão muito importante.

Fornecendo a devida atenção em trazer esse potencial das pessoas à tona é possível direcionar produtivamente essa energia “adormecida” e aumentar os resultados de todo o grupo.

Isso que eu chamo de produtivo!

Esse aumento do potencial corporativo pelo engajamento total das pessoas em seu trabalho só ocorre quando se canaliza positivamente essas habilidades, competências e personalidades inatas dos indivíduos ao invés de padroniza-los.

Aliás, minha tese de TCC do MBA tem o título de “Engajamento: A Chave para o Resultado Financeiro nas Organizações”, na qual apresentei pesquisas e estudos realizados pelas mais renomadas Universidades do mundo, como Oxford e Harvard, comprovando a correlação entre engajamento e aumento nos lucros.


“Nenhuma cultura consegue sobreviver se tentar ser exclusiva.” - Mahatma Gandhi

Combinar as pessoas para que elas atuem onde naturalmente preferem direcionar sua energia também tem o efeito de tornar a organização mais amigável e aberta, ao invés de um conjunto de pessoas que falam mal umas das outras e egoístas ou indivíduos improdutivos que trabalham em marcha lenta.

Direção de Energia e Requisitos de Contexto

O talento e o conjunto de conhecimentos de uma equipe são identificados à medida que determinamos duas coisas sobre a aptidão natural de cada membro da equipe.


1. A direção em que cada um canaliza sua energia;

2. Os requisitos de contexto para que impulsionam sua motivação.


Aqui que entra e é aplicado o MBTI®, que identifica os 16 tipos de personalidade baseados na literatura de mesmo nome de Carl Jung. Como você pode utilizar o potencial máximo de sua equipe:

· Descubra o tipo de personalidade de cada membro da equipe e verifique para onde a energia desse tipo é naturalmente direcionada.

· Combine a direção natural da energia do membro da equipe com o trabalho adequado e aos requisitos de contexto que o perfil reage melhor.


Leia Mais: O Que é MBTI® e como ele pode Mudar a sua Vida


Atingir Plenamente os Pontos Fortes dos Membros da Equipe

Colocar o indivíduo em um trabalho que corresponda à sua direção energética e direcionar o grupo para o trabalho em um objetivo comum gera uma utilização mais completa dos pontos fortes de cada um dos membros da equipe. Eles estarão envolvidos em seu trabalho com maior energia, propósito e, consequente, engajamento.


Os principais motivos pelos quais você ganha produtividade e aumenta a criatividade é o fato de reunir pessoas de diferentes esferas da vida. Essas pessoas têm origens e experiências variadas e terão maneiras únicas de melhorar os produtos e serviços oferecidos.


Equipes diversas trazem idéias mais amplas e novas perspectivas. Ter diversidade nas equipes ajuda a reter os melhores talentos, fortalece a imagem da marca e aumenta os lucros.

Em resumo, a diversidade é excelente para qualquer negócio e uma ótima maneira de alcançar essa equipe é aumentar a consciência de ser mais inclusivo.


“Juntos podemos fazer grandes coisas.” - Madre Teresa

Aproveite todo o potencial de sua equipe e, dessa maneira, observe-os crescer com o potencial de todo o grupo se multiplicar.


Quer conhecer mais sobre Perfil Comportamental e MBTI®? Clique aqui.

Acompanhe meu trabalho também em LinkedIn e Pinterest

_________

Vanessa Cioffi

Sou especialista em análise comportamental, planejamento e transição de carreira. Meu objetivo é ajudar pessoas a identificarem suas competências e habilidades e atingirem a totalidade de seu potencial para serem realizadas em suas carreiras e vidas. Nas horas vagas sou aprendiz de escritora, fotógrafa e viajante compulsiva.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo