ISTJ

O ISTJ se caracteriza por ser firme em assuntos práticos e por sua atração por instituições e, se apenas um adjetivo tivesse que ser escolhido para descrevê-lo, seria confiável.


Para o ISTJ uma palavra dada é um compromisso. Em casa e no trabalho, tende a ser quieto(a) e sério(a), assim como perseverante e confiável. A ideia de desonrar um compromisso deixa você perplexo(a). Pode-se contar com você para se manter os recursos da instituição a que serve e para levar suas atividades a um plano prático. O ISTJ faz suas obrigações sem rodeios ou alardes, o que pode fazer com que seu trabalho, eventualmente, não seja valorizado pelos outros.


Seu interesse na solidez, em detalhes, na justiça, em procedimentos práticos, e sua capacidade normalmente tranquila para lidar com pessoas podem levar você a ocupações em que essas preferências são úteis. Por exemplo: Auditoria, Contabilidade, Perícia, Direito e Engenharia. O ISTJ também não tende a arriscar-se em demasia.


Pode lidar com cálculos ou números difíceis e cheios de detalhes e fazer com que eles façam sentido. O ISTJ passa uma mensagem de confiabilidade e estabilidade, que geralmente o(a) torna um(a) excelente Gerente. O ISTJ é capaz de assumir as funções de Advogado(a), Pesquisador(a), Professor(a) de Escola ou Oficial Militar. Consegue dar conta de processos repetitivos.
O ISTJ pode ser visto(a) com freqüência como uma pessoa que parece ser fria, pois os outros não conseguem ver sua sensibilidade, que normalmente é introvertida.


Você é paciente com o seu trabalho e com os procedimentos dentro de uma instituição, apesar de poder não ser sempre paciente com os objetivos das pessoas. O ISTJ toma providências para que os recursos estejam disponíveis quando e onde eles supostamente devem estar (o material estará no lugar certo e na hora certa) e prefere que também seja assim em relação às pessoas.


Assim como honra os compromissos profissionais, também honra os contratos de matrimônio. Parceiro(a) leal e confiável, assume a responsabilidade em relação às crianças e ao cônjuge de maneira séria, comprometendo-se pela vida afora com os mesmos. Dever é uma palavra perfeitamente entendida para pessoas do tipo psicológico ISTJ. Vê-se como o(a) protetor(a) da família, muito embora possa aceitar um cônjuge que trabalhe fora, desde que a responsabilidade com as crianças não seja prejudicada.
Como pai/mãe o ISTJ é consistente na educação dos seus filhos e as regras da família são colocadas claramente. Uma criança rebelde e não conformada pode ter dificuldades com um pai/mãe como você e vice-versa.


Embora seja extraordinariamente prático(a) e sensato(a), pode eventualmente vir a se casar com pessoa totalmente irresponsável, desenvolvendo um relacionamento mais de “pai/mãe para filho(a)” do que de “adulto para adulto”, oscilando entre ser o(a) salvador(a) ou o(a) reformador(a) de seu(sua) parceiro(a). O casamento, então, se transforma num jogo para a vida toda! De um lado, a promessa de reformar-se, mas com um período curto de reforma, volta-se ao que era.


o ISTJ fica descontente e desconfiado com a ênfase exagerada na comunicação, no vestir e no lar. A ostentação não é bem vista. Por outro lado, a limpeza, a ordem e o funcionamento no lar e no ambiente de trabalho são suas preferências naturais.


A durabilidade das coisas (a mobília, por exemplo) é a sua principal preocupação, dá pouca atenção à estética. Suas roupas tendem a ser práticas e duráveis, muito mais do que da moda. “Nenhuma bobagem” tanto na alimentação como na roupa parecem ser suas características, não tendendo, no geral, a se deixar atrair por comidas, bebidas ou lugares exóticos. O ISTJ pode apreciar e envolver-se em serviços e organizações comunitárias que transmitem valores tradicionais aos jovens, como por exemplo, os escoteiros, pois compreende as contribuições que esses grupos trazem à preservação da herança de valores. Tem prazer em ocasiões festivas no contexto de rituais, como por exemplo, casamentos, férias, festas e aniversários. No trabalho, pode ver as festas de Natal no escritório como “bobagens necessárias”, apesar de participar delas e até se divertir.

Principais Características

Pontos fortes do ISTJ

Atenção aos detalhes

Sistematização

Sensatez / Praticidade

Realismo

Lógica / Análise

Racionalidade

Lealdade

Possíveis armadilhas ISTJ

Preferência pelo imediato

Pode ser indelicado

Rigidez e inflexibilidade

Excesso de criticismo

Não conseguir delegar

Evitar o novo