ISFP

Pessoas ISFP têm tendência a ser artesãs por natureza, se realmente se dedicarem a isso. Beethoven, Toscanini, Rembrandt e Nijinski, como foi demonstrado por pesquisas, tinham esse perfil. São características raras de serem observadas e, por isso, podem ser mal compreendidas.


Uma das maiores causas de incompreensão é a tendência do ISFP a não se expressar diretamente, mas por meio da ação. Se você encontrar um meio de expressão, alguma forma de arte, então seu caráter aparece por esse meio; se não, suas características não aparecem com facilidade.


O ISFP vive o momento, o mais elegantemente possível. Não costuma planejar nem preparar. A imersão em sua arte não é preparação para algo posterior, mas sim viver intensamente o agora. Você não espera, porque esperar é ver o próprio impulso murchar e morrer. Por ser arrebatado por qualquer ação, você não pensa em fadiga, dor ou perigo. Não é tanto porque esteja habituado(a), mas se entrega de tal modo à ação, que, simplesmente, não a percebe. O ISFP é competente e tem a capacidade de fazer bem as coisas, sob as mais variadas circunstâncias. Essa habilidade especial pode ser chamada de “concretização artesanal”. É um talento completamente diferente dos encontrados em outros tipos psicológicos. De alguma forma, essa concretização artesanal coloca você em contato mais próximo com o verdadeiramente real. É afinado(a) com a cor, a linha, a textura, o toque de sombra e o movimento, enxergando e escutando em harmonia. Os seus sentidos parecem mais afinados do que os das outras pessoas.


O ISFP é amável, sendo que poucas pessoas podem competir com você neste campo: a amabilidade incondicional. A simpatia, de que todos somos capazes, chega ao seu maior extremo em pessoas como você. Especialmente sensível à dor e ao sofrimento, entrega-se ao sofredor com uma simpática impulsividade. Em geral, o ISFP não se interessa em desenvolver a oratória, a capacidade de escrever ou de conversar. Afinal, o discurso é abstrato, não concreto. Como sua insistência nos sentidos é tão afinada com a realidade, isso pode causar uma ruptura com a linguagem e esta pode passar a ser uma barreira para as relações interpessoais. Por isso, às vezes, você pode ser visto(a) como reservado(a) e voltado(a) para seu interior, tendendo a desanimar em suas tentativas de se expressar verbalmente.


O número de grandes artistas que, de acordo com investigações, foram identificados com o estilo ISFP é verdadeiramente espantoso. A música e a dança parecem ser quase sua terra e muitos dos grandes atletas também pertenceram ao seu grupo. É claro que nem todas as pessoas com esse estilo foram ou têm que ser artistas no sentido mais estrito da palavra. Assim, o ISFP tem ampla possibilidade na escolha da ocupação, especialmente se não abandonar a escola muito cedo (alguns o fazem porque a escola oferece pouco do que lhes interessa ou do que desafia o seu tipo especial de inteligência). Finalmente pode ser que o ISFP se interesse pela natureza, pelo pastoril, pelo bucólico. Pode também ter um jeito especial com os animais, mesmo sendo selvagens, quase como se houvesse um laço de mútua simpatia e confiança.


O ISFP pode ser visto(a) como otimista e animado(a), igualitário(a), fraterno(a) e insubordinado(a); com tendência para escapar das obrigações e dos grilhões. Gosta de liberdade, pode se aborrecer com facilidade; gosta de excitação e de tentar a sorte. É descomplicado(a), confiante, receptivo(a), generoso(a) e mais gastador(a) que econômico(a). Entretanto, pode ser mal entendido(a) se for excessivamente reservado(a).
 

Principais Características

Pontos fortes do ISFP

Flexibilidade
Alegria
Confiança
Sensibilidade
Observação
Realismo

Possíveis armadilhas ISFP

Ingenuidade
Pouco crítico
Muito autocrítico
Ter dificuldade de expressar-se verbalmente
Pouca assertividade