ESTJ

Organizador Eficiente

Pessoas com preferência ESTJ se esforçam para atingir seu objetivo, organizando pessoas e recursos para alcançá-lo. Eles geralmente têm uma extensa rede de contatos e estão dispostos a tomar decisões difíceis quando necessário. Tendem a valorizar a ordem, a estrutura e fazer as coisas. Palavras ou frases que melhor descrevem as pessoas com esse tipo de preferências estão destacadas abaixo:

ESTJ no Trabalho

As pessoas ESTJ gostam de estabelecer metas e prazos claros e analisar problemas logicamente. Eles funcionam melhor em um ambiente estável com papéis e responsabilidades claramente definidos. Empregos ou carreiras em aplicação da lei, fabricação ou tecnologia aplicada provavelmente apelarão para ESTJs. Assim como os ENTJ, as pessoas com preferências de ESTJ são levadas a mover os projetos para a conclusão rapidamente . Desfrutam de clareza em todas as áreas de sua vida profissional e, se isso estiver faltando, eles a procurarão. Tendem a favorecer cargos ou carreiras que se concentram na precisão, na linha de fundo e no gerenciamento eficiente de pessoas, detalhes, sistemas e organizações e, especialmente, aqueles envolvidos em dados, matemática ou ciências. Naturalmente olham para o que funcionou ou não funcionou no passado, garantindo que os erros do passado não sejam repetidos

Trabalhos Típicos do ESTJ

IconeJob.png

Carreiras Comuns

Engenheiro Civil

Gerente de Vendas

Conselheiro Financeiro

Gerente de Produção Industrial

Gerente de Banco

Juiz

Advogado

Diretor de Escola

Policial

Exército

IconePagina.png

Artigos Relacionados

Interessado em aprender mais? Não importa se você está em busca de definir/mudar de carreira ou se quer informações para melhorar seu desempenho, registre-se e receba insights criados para ajudar você a ser o melhor de você.

ESTJ e Liderança

ESTJ compõem cerca de 21% dos líderes globais, o maior percentual para qualquer um dos 16 tipos, e representam apenas 9% da população em geral.

*Lembre-se, isso não significa necessariamente que sejam os melhores líderes. Liderança é muitas vezes percebida como “dizer às pessoas o que fazer”, mas é claro que essa não é a sua verdadeira definição. Suas preferências podem ajudá-los a organizar a tomada de decisões de maneira eficiente e lógica (comum entre aqueles que preferem TJ), que, às vezes, podem transparecer que estão dizendo aos outros o que fazer. *Observação: a amostra de liderança global inclui mais de 960.000 supervisores, gerentes e executivos; Amostra global utilizada para representação da população geral inclui 21.000 pessoas. Dados referência de 2015.

“ST” LÍDERES

FAZEM CORRETAMENTE NA PRIMEIRA TENTATIVA

Constatou-se que as principais contribuições dos líderes do ST incluíam muitas atividades relacionadas à execução do trabalho, que não é surpreendente, dada a sua abordagem. Seus principais pontos fortes estão relacionados a solução e análise de problemas (81% dos entrevistados) e iniciativas (68%). Como resultado, é provável que, em posições de liderança, os líderes ST sejam naturalmente bons em:

• Agir e manter o foco nos objetivos;

• Analisar informações e resolver problemas;

• Desenvolver procedimentos e políticas eficientes;

• Aplicar sua profundidade de conhecimento e experiência aos desafios.

ESTJ e Estresse

ESTJ ficam estressadas pelos fatores destacados no quadro acima. Nessas circunstâncias, eles tendem a se tornar hipersensíveis, emocionais, dominadores e inflexíveis. Especialmente durante o estresse inicial, eles podem parecer mandões.

ESTJ e Relacionamentos Pessoais

As pessoas ESTJ geralmente gostam de interagir com os outros e levam a sério os papéis dos relacionamentos, e podem querer cumpri-las com responsabilidade. Seu parceiro, colegas, familiares e amigos provavelmente os verão como conscientes e confiáveis.

ESTJ e Conflitos

Pessoas com preferência ESTJ tendem a lidar com conflitos rapidamente para que possam continuar com a vida. Isso pode funcionar bem para eles quando a resolução de conflitos está paralisada. No entanto, pode não ser tão eficiente quando, na tentativa de resolver o conflito com muita rapidez, não considerarem todas as implicações do conflito.

O estilo de conflito do “TJ” em pessoas do tipo ESTJ funciona quando é hora de permanecer objetivo e decidir as coisas. No entanto, pode falhar quando os outros não se sentem como se suas idéias não estivessem sendo ouvidas.

IconeBoom.png

Principais Características

Pontos fortes do ESTJ

Oportuno / Realista

Ação rápida

Solução de problemas

Pragmatismo

Lógica / Análise

Orientação para ação de resultados

Possíveis armadilhas ESTJ

Precipitação

Inflexibilidade

Conservadorismo

Pouca atenção aos detalhes

Impaciência

Se identificou e pensando que talvez seja um ESTJ?
Faça o Assessment.

CONHEÇA OS OUTROS PERFIS PSICOLÓGICOS